Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

03 fevereiro 2009

O 5º Sou+Web terá como tema: “A união faz a acessibilidade”.

Logotipo Sou + WebSerá no próximo dia 14, sábado, de 10h às 12h, na Facha em Botafogo-RJ.

O evento é organizado pela pós-graduação em Gestão em Marketing Digital da Facha, coordenada pelo professor Nino Carvalho.

Programação Sou+Web:

A união faz a acessibilidade.

Conheça a importância da acessibilidade em sistemas web e sua interface com outras ciências.

Acessibilidade e:


  • Arquitetura da Informação;

  • Usabilidade;

  • Design;

  • Novas tecnologias.

Acessibilidade e arquitetura da informação com Vagner Pontes

- É Arquiteto de Informação da COC – Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz.
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFF) com Extensão em Arquitetura de Informação. Possui experiência variada, desenvolveu trabalhos de Indexação em agência de notícias e possui experiência em arquitetura de informação na web e em projetos automatizados. Trabalhou dois anos como Arquiteto de Informação web no Inmetro. Atualmente ministra cursos e palestras demonstrando as relações da Biblioteconomia com a Arquitetura de Informação. É pesquisador em AI, Redes Sociais e Novas Tecnologias.


Acessibilidade e Usabilidade com Monica Fernandes

- Consultora em Usabilidade e Arquitetura de Informação, com ampla experiência na aplicação de métodos de design centrados nos usuários em segmentos educacionais, governamentais e comerciais. Nos últimos oito anos, colaborou com a Sirius Interativa em estudos de usabilidade. Possui mestrado pela School of Information da Universidade da Califórnia, Berkeley, com ênfase na área de Interação Humano-Computador (2001), e MBA-Executivo pelo PDG-Exec (1996). Fundou em 2006, a Gati Design & Tecnologia.

<Atualização>
Apresentação da Monica Fernandes no slideshare.
Audio da palestra da Monica (arquivo .rar).
obs.: os audios foram gravados pelo MP4 do Anderson Nascimento.
</Atualização>

Acessibilidade e Design com Ricardo Rodrigues Nunes

- Professor de Graduação em Design Gráfico e Pós-Graduação em Design Digital do Instituto Infnet, é mestrando em sistemas de informação pela Unirio. Suas áreas de atuação e interesse são: Groupware, Sistemas Colaborativos, Ambientes Virtuais, Usabilidade, Acessibilidade e Sistemas de Informação. É autor do livro e-Usabilidade, da Editora LTC, 2008.

<Atualização>
Apresentação do Ricardo no slideshare.
Audio da palestra do Ricardo (arquivo .rar).
</Atualização>

- Acessibilidade e novas tecnologias com Lêda Lucia Spelta

- Psicóloga e analista de sistemas, é sócia fundadora do grupo Acesso Digital, um grupo de consultores que trabalham para promover a acessibilidade na web. Trabalha com acessibilidade desde 2001, como moderadora de lista de discussão, instrutora, consultora, autora de artigos e palestrante.
Seus principais focos em acessibilidade são a sensibilização e a motivação de empresários e webdesigners, a avaliação de sites, o treinamento e a normatização.

<Atualização>
Apresentação da Lêda Spelta no slideshare.
Audio da palestra da Lêda (arquivo .rar).
</Atualização>

- Moderador: Horacio Soares

- Especialista em design, acessibilidade e usabilidade, é consultor e pesquisador da Acesso Digital. Editor do site Internativa, escreve artigos sobre acessibilidade e criatividade. Professor do curso de Análise de Sistemas da ESCM e da Pós-Graduação em Gestão em Marketing Digital da FACHA. É analista de sistemas pela PUC-RIO e mestrando em Sistemas de Informação pela Unirio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mais sobre o evento:

"O evento tem sido um sucesso e cerca de 60 profissionais de internet participam todos os meses. Estamos conseguindo unir mais os profissionais do mercado carioca e já temos vários feras que atenderam a todas as quatro edições. O formato aberto do nosso debate está dando o que falar pela web e vocês já devem ter visto quantos blogs, twitters e pessoas estão comentando sobre o evento.

Para se inscrever, basta enviar email com nome, email, cargo e organização na qual trabalha – para nino.carvalho@gmail.com".

A Facha fica na rua Muniz Barreto, 51, em Botafogo.

<Atualização>

Fotos do evento no Flickr.

Ricardo Nunes, Monica Fernandes, Lêda Spelta e Horácio Soares

</Atualização>

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics